O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, pediu a todos os países que parem de construir novas usinas a carvão. “Para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, estou pedindo a todos os países que parem de construir novas usinas a carvão e que os parceiros parem de financiá-las”, disse o secretário-geral.

“Os países também precisam definir um preço para o carbono e acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis. Nossa resposta à crise de COVID-19 deve estar alinhada com o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em todos esses esforços, você pode contar com o apoio do Sistema da Organização das Nações Unidas”, acrescentou o chefe da ONU.

Ele observou que esforços devem ser feitos para “usar o esforço de recuperação de COVID-19 para construir economias verdes resilientes ao clima e trabalhar em direção à neutralidade de carbono até 2050”. “Isso também impulsionará a criação de empregos que reduzirá a desigualdade e abordará a poluição do ar que está sufocando muitas cidades asiáticas. Elogio as recentes decisões da China, Japão e República da Coreia se comprometendo com emissões líquidas zero”, acrescentou o secretário-geral.

Foto: CreativeNaturenl

Pressmondo® e agências