Enquanto na Itália o governo está considerando adotar mais restrições para o feriado de Natal, criando uma zona vermelha nos feriados e na véspera dos feriados, na Europa muitos países já tomaram medidas contra uma possível terceira onda de coronavírus. Da Alemanha à Holanda, passando por Reino Unido e Espanha, o lockdown é uma realidade.

Alemanha – Há a determinação de um lockdown na Alemanha, onde 500 mortes e quase 14.500 novos casos foram registrados somente ontem. A partir desta terça-feira começa o aperto com o fechamento de lojas não essenciais, não aos encontros, sim ao tele-trabalho e educação a distância. Esses são os pilares das medidas impostas pela chanceler alemã, Angela Merkel, após o aumento das infecções por coronavírus no país.

Holanda – Lockdown pelas próximas cinco semanas na Holanda. O anúncio foi feito ontem à noite pelo primeiro-ministro Mark Rutte, confirmando as informações divulgadas pela imprensa. “Como governo, percebemos como isso é difícil, certamente antes do Natal. Mas 2020 é um ano de luto, perda e pesar”, disse Rutte, citado pelo site do Jornal New York Times. Com as novas medidas, apenas lojas essenciais permanecem abertas. Não podem entrar nas casas mais de duas pessoas externas com mais de 12 anos, que passam a ser três nos dias 24, 25 e 26 de dezembro. A partir de amanhã todas as escolas passam para o ensino a distância, medida em vigor até 18 de janeiro. Rutte reiterou a advertência urgente a todos os cidadãos para ficarem em casa o maior tempo possível e evitarem viagens desnecessárias ao exterior até março. E pediu aos cidadãos de outros países que não fossem à Holanda.

Reino Unido – Londres sobe para o nível 3, o máximo para restrições anti-covid. O ministro da Saúde, Matt Hancock, anunciou falando com deputados da capital britânica, de acordo com relatórios da BBC. A situação em Londres, onde há um aumento das infecções da covid-19, é “muito preocupante”, disse o prefeito da metrópole, Sadiq Khan, que em carta ao primeiro-ministro Boris Johnson havia solicitado intervenção do governo para controlar o progresso da epidemia. As novas restrições para Londres, que também serão aplicadas em partes de Essex e Hertfordshire, entrarão em vigor amanhã. O governo vai reavaliar a situação geral no dia 23 de dezembro, próximo ao Natal. Nível 3, a ‘zona vermelha’ inglesa, significa o fechamento de pubs, restaurantes e bares, que só poderão oferecer serviços de take-away. Você só pode conhecer pessoas fora de sua família em grupos de no máximo seis pessoas. Todos os locais de entretenimento, como cinemas, teatros e centros de boliche, estão fechados. Competições esportivas não são permitidas. Outros 23 milhões de pessoas já estão na zona vermelha da Inglaterra.

Foto: Canva

pressmondo® e agências