A ONG Save the Children lançou uma denúncia global “save our education” – salvem nossa educação. A entidade também faz um alerta de que nos países menos desenvolvidos o risco se amplia para o aumento da pobreza e da vulnerabilidade social. O documento leva em consideração a taxa de abandono da escola, as desigualdades e o número de anos de frequência escolar.

Pela primeira vez na história uma geração inteira de crianças precisou interromper a escola devido ao risco de proliferação do coronavírus. Na fase mais aguda, 1,6 bilhão de crianças e adolescentes ficaram fora dos colégios. Isto representa cerca de 90% de toda população estudantil mundial.

Neste momento existem 1,2 bilhão de estudantes atingidos pelo fechamento das escolas. Os cortes nos orçamentos para a educação e a crescente pobreza causada pela pandemia podem obrigar ao menos 9,7 milhões de crianças a deixarem definitivamente a escola e um enorme número de alunos pode ter um atraso na aprendizagem.

Neste domingo, 12.07, a OMS – Organização Mundial da Saúde registrou novo recorde diário de casos de coronavírus. Foram 230.370 notificações. Os maiores índices ocorreram nos Estados Unidos, Brasil, Índia e Africa do Sul.

Foto de Caleb Oquendo

pressmondo®