Movida. Esta é a palavra em italiano que traduz uma aglomeração festiva, um happy hour. Pois é a movida a maior preocupação das autoridades sanitárias da Itália. Muitas pessoas já esqueceram que o coronavírus continua circulando pelo país e se aglomeram aos finais de tarde sem o uso de máscaras nas principais cidades do país.

Na região do Lázio, cuja capital é Roma, o governo estuda a possibilidade de reintroduzir a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Por enquanto, as autoridades estão apelando ao bom senso, principalmente dos jovens, visto que os números na Itália estão sob controle no momento. Mas a possibilidade de medidas mais duras novamente é real. Ontem, o país teve 15 mortes por coronavírus e 129 novos casos. A Itália também observa para os vizinhos europeus.

Na Espanha os contágios triplicaram em duas semanas. Foram 4.717 novos positivos o que gerou um alerta a todos os demais países. A região que mais preocupa é a da Catalunha, cuja capital é Barcelona. As zonas de Madrid e de Aragão também merecem atenção. Ontem foram registrados 529 novos casos de covid-19 em toda a Espanha.

Além do Brasil, que registrou 1.367 mortes nas últimas 24 horas, o mundo olha com apreensão para o que ocorre nos Estados Unidos. Depois de uma queda na curva em junho, nas últimas semanas vários estados tiveram recordes de contagiados. Somente ontem o país contabilizou 60.000 novos positivos para covid-19 e 1.195 mortes. Os EUA são os primeiros na lista de países mais atingidos pelo coronavírus com 3,9 milhões de contágios e 141.000 mortos.

pressmondo®