O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira (14) os membros do Movimento Escoteiro Católico Francês (Scouts Unitaires de France), presentes em Roma por ocasião do 50° aniversário de fundação. Francisco iniciou seu discurso parabenizando-os por serem considerados pelas entidades pastoriais juvenis da Conferência Episcopal da França como protagonistas na evangelização e na construção da sociedade.

Recordando em seguida que “o movimento escoteiro é um sinal de encorajamento para os jovens, porque os convida a sonhar e a agir, a ter a coragem de olhar para o futuro com esperança”. Destacando o fato de “através de sua pedagogia do irmão e da irmã mais velhos estes protegem e acompanham os mais jovens, ajudando-os pacientemente a descobrir e tornar fecundos os talentos recebidos do Senhor”. Mostrando desse modo, continuou o Papa que “todos nós precisamos viver relações humanas reais e não apenas virtuais, especialmente na idade em que o caráter e a personalidade são formados”.

Aumentar a riqueza das relações humanas

O escoteiro, com sua disponibilidade ao serviço do próximo, também é chamado a trabalhar por uma Igreja mais ‘extrovertida’ e por um mundo mais humano”. Com esta nobre missão de testemunhar – encorajou o Papa – “onde quer que estejam, com sua fé e seu compromisso, vocês podem aumentar a riqueza das relações humanas e torná-las um bem comum que ajuda a uma renovação social”.

Com informações do Vatican News