O Papa Francisco foi operado neste domingo, no Hospital Gemelli de Roma para tratar de uma estenose diverticular no intestino grosso. Ele participou normalmente do tradicional Angelus dominical ao meio- dia quando apareceu na janela do Palácio Apostólico, no Vaticano. No início da tarde, o Vaticano emitiu um comunicado afirmando que o Papa faria o procedimento cirúrgico programado.

Ele chegou ao hospital discretamente por volta das três da tarde no horário italiano, 10 da manhã no Brasil, acompanhado apenas de seu motorista e de um assessor próximo. Ficará internado no décimo andar, mesma área onde outros pontífices como João Paulo Segundo, permaneceram hospitalizados. Em frente ao hospital, além de veículos de comunicação do mundo todo, muitos fiéis aguardam pela recuperação de Francisco. Um boletim médico será liberado após a cirurgia.

A Nota do Vaticano:

O Papa Francisco, na tarde de domingo 4 de julho, foi ao Hospital Gemelli para uma cirurgia programada. O Pontífice, que recitou o Angelus como de costume com os fiéis reunidos na Praça São Pedro, deixou a Casa Santa Marta à tarde.

Foi o que confirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, com uma declaração aos jornalistas credenciados difundida no telegram: “Esta tarde Sua Santidade o Papa Francisco foi à Policlínico A. Gemelli em Roma onde será submetido a uma cirurgia programada para uma estenose diverticular sintomática do cólon”.

A cirurgia – explicou Bruni – será realizada pelo médico Sergio Alfieri. Ao final da cirurgia, será emitido um novo boletim médico.

Foto: VaticanNews

pressmondo®