Após 6 meses de restrições devido à pandemia, as audiências de quarta-feira no Vaticano foram retomadas nesta quarta-feira, 02.09, com a presença de fiéis. Do pátio de San Damaso, após 189 dias de streaming da biblioteca do palácio apostólico, Francisco retornou para realizar a audiência geral com a participação dos fiéis, a última havia ocorrido em 26 de fevereiro. Quando saiu do carro foi saudado por um “Viva o Papa!” e logo em seguida dirigiu-se às primeiras filas dos fiéis para saudá-los e conversar com eles, mas mantendo-se prudentemente a uma certa distância. Em seguida percorreu os diversos setores da praça.

Inicialmente os fiéis usavam máscaras e estavam todos sentados bem espaçados, devido a regras anti-covid, mas à medida que o Papa passava eles inevitavelmente se aglomeravam. “Depois de tantos meses, estamos retomando nossos encontros cara a cara, não tela a tela, cara a cara. Isso é lindo”, disse o Papa aos fiéis no início da catequese. A pandemia é uma encruzilhada para a solidariedade e a justiça.

Solidariedade foi a palavra de ordem do seu discurso de hoje, uma palavra que se torna um começo. “A atual pandemia evidenciou a nossa interdependência: estamos todos ligados, uns aos outros. Portanto, para sairmos melhor desta crise, devemos fazê-lo juntos, juntos não sozinhos, juntos, não sozinhos. Devemos todos fazê-lo, em solidariedade . Hoje gostaria de enfatizar esta palavra ”, disse Bergoglio.

Com Vatican News