As celebrações de sexta-feira santa e de Páscoa com a participação do Papa Francisco serão bem diferentes neste ano. Ao contrário da concentração de milhares de pessoas no Coliseu, em Roma, e na Praça de São Pedro, no Vaticano, os eventos serão apenas transmitidos pela TV e por streaming para todo o mundo. O mesmo acontece em relação ao espetáculo de Páscoa que Andrea Bocelli fará na Catedral de Milão vazia no domingo a partir das duas horas da tarde no horário brasileiro.

A Itália superou a fase de pico do coronavírus e a partir de 19 de maio deverá zerar o número de mortos se as medidas de isolamento social continuarem sendo levadas a sério. É o que estima a Universidade de Washignton, que fornece dados a Casa Branca e publicou as previsões para a pandemia na Europa. O pico de contágios no continente deverá ocorrer na terceira semana de abril. A Itália faz um esforço adicional neste feriadão de Páscoa para evitar que as pessoas furem o isolamento. As equipes de fiscalização serão reforçadas e podem aplicar multas de até 3 mil euros. Nas últimas 24 horas 610 pessoas morreram por covid-19, totalizando 18.279 vítimas fatais até agora.

Profissionais de saúde da Emília-Romagna vão receber um bônus de mil euros por seus esforços contra o novo coronavírus. Médicos e enfermeiros, assistentes sociais e de saúde dos hospitais vão dividir cerca de 60 milhões de euros.

Foto: VaticanNews