O número de vítimas da pandemia de coronavírus no mundo ultrapassou 27 milhões de infecções e 880.000 mortes, de acordo com dados da American University Johns Hopkins. A Índia ultrapassou o Brasil e se tornou o segundo país depois dos Estados Unidos com o maior número de casos de coronavírus no mundo.

O alarme na Europa também preocupa. A França em 24 horas registrou 8.550 novos casos. Sete outros departamentos franceses foram classificados como ‘zonas vermelhas’ de coronavírus de alto risco, elevando para 28 o número de áreas onde medidas reforçadas podem ser tomadas para conter a pandemia. Um decreto especial foi publicado no Diário da República, com efeito “imediato”.

No Reino Unido nas últimas 24 horas o Ministério da Saúde registrou outros 2.998 casos, com um aumento de mais de mil em relação a ontem e um pico sem precedentes desde maio, com a realização de 175.000 por dia. As mortes diárias, no entanto, caíram para duas e as hospitalizações para Covid também estão diminuindo (atualmente 756 em todo o país), assim como o uso de terapia intensiva (69 pacientes no total).

Na Itália neste domingo foram registrados 1.297 casos e sete mortes. O sistema de saúde não está sob pressão, ao contrário do que aconteceu nos meses de março e abril, mas preocupa o aumento diário de internados em hospitais, principalmente em unidades de terapia intensiva. O premier Giuseppe Conte disse neste final de semana que não deve ocorrer mais um lockdown generaliza no país e que os casos serão tratados de forma pontual, com possibilidade de instituição de zonas vermelhas em áreas onde forem identificada maior incidência do vírus.

pressmondo®