Momento histórico no mundo automotivo. Em setembro, pela primeira vez, a venda de carros elétricos na Europa superou a de carros a diesel que, há apenas cinco anos, eram os protagonistas dominantes do mercado europeu. O anúncio foi feito pela Jato Dynamics especificando que no mês passado a demanda por carros eletrificados (elétricos puros e híbridos plug-in, completos e leves) ultrapassou o teto de 300.000 unidades em um mês pela primeira vez, atingindo uma participação de 25% contra 24,8% dos carros a diesel. Há décadas que não se via uma parcela tão baixa. Em 2010, por exemplo, os carros a diesel eram ainda 50%, enquanto a parcela dos carros elétricos ficava abaixo de 1%.

Dos 1,3 milhão de carros vendidos no mês passado nos 27 países da União Européia, 327,8 mil foram elétricos, com crescimento de 139% ante setembro de 2019, enquanto a demanda por carros a diesel e a gasolina marcou um declínio de dois dígitos em comparação ao ano anterior.

A análise da Jato Dynamics destaca o aumento dos carros “com o plug” ‘, que são puros elétricos e híbridos plug-in, que hoje valem 47% de todos os carros eletrificados vendidos, contra 53% dos completos e leves híbridos, que cresceram 124% em um ano. ”A mudança da combustão para veículos elétricos está finalmente acontecendo. E embora isso dependa em grande parte das políticas e incentivos dos governos – afirmou o analista de Jato Felipe Munoz – agora os consumidores também estão prontos para adotar essas novas tecnologias”. Inevitavelmente, esse novo curso está favorecendo alguns fabricantes em detrimento de outros.

Entre os vencedores está o grupo Volkswagen que, tendo superado com sucesso o escândalo Dieselgate, se tornou um dos protagonistas da nova era da eletrificação. Em setembro, a montadora alemã cadastrou 40,3 mil veículos elétricos na Europa, tornando-se a segunda maior vendedora de veículos desde segmento, atrás apenas da Toyota. Em setembro, a Toyota e a Lexus ainda dominavam o segmento de híbridos com uma participação de mercado de 32%.

Participação de crescimento também para Ford, Suzuki, Fiat e BMW. Em setembro, a Mercedes-Benz era a líder em híbridos plug-in, com uma participação de mercado de 22%, seguida pela Volvo e BMW, enquanto o grupo Volkswagen era líder em elétrico puro, ultrapassando a Tesla e a Renault.

Já nos modelos elétricos mais vendidos, o Tesla Model 3 se confirma em primeiro lugar, seguido pelo Renault Zoe. O novo Volkswagen ID.3 sobe ao pódio pela primeira vez, seguido pelo coreano Hyundai Kona e Kia Niro, o Nissan Leaf e o BMW i3. Em seguida, os dois modelos do grupo PSA Peugeot e-208 e Opel Corsa-e e o Volkswagen E-Golf.

pressmondo®