Hoje é o terceiro dia de relaxamento do lockdown na Itália e na semana que vem reabrem lojas e shoppings. O Primeiro Ministro Giuseppe Conte disse que é a hora de todos arregaçarem as mangas, pois a situação econômica do país é muito séria. Mas advertiu que a antecipação de reaberturas, como querem bares e restaurantes, somente será aprovada se os números da pandemia não voltarem a subir. Um setor que teve dados muito positivos no período de lockdown foi o de alimentos. A despesa média neste período cresceu 18 por cento. Isto fez com que os italianos aumentassem de peso. Cada cidadão tem em média agora dois quilos a mais do que tinha em fevereiro segundo dados divulgados pelo Istat – Instituto Nacional de Estatísticas. Só em farinha, o aumento de consumo foi de 153%. A venda de pães cresceu 14% e a de massas para pizzas 38%.

França descobre que primeiro caso de Covid-19 ocorreu em dezembro

A notícia divulgada pela França nesta terça-feira, 05.05, de que o primeiro caso de Covid-19 no país ocorreu ainda no mês de dezembro confirma o que a Itália já havia detectado anteriormente. As informações davam conta de que o vírus já circulava no país desde primeiro de janeiro sem ser identificado. Somente em 21 de fevereiro foi notificado o paciente número um. Por isso, a OMS – Organização Mundial da Saúde pediu ontem que os países intensifiquem as análises de pacientes com sintomas compatíveis com o coronavírus nos últimos meses de 2019 para realizar um mapeamento preciso da propagação.

Reino Unido supera a Itália em número de mortos

Ontem a Itália voltou a ter crescimento no número de mortos. Foram 236, mas seis regiões do país já zeraram a contagem e continua caindo o total de pacientes positivos. Nesta terça-feira, o Reino Unido superou a Itália e tornou-se o primeiro país europeu em número de mortos, com um total superior a 30 mil. Depois aparecem Espanha e França.

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma