O centro de pesquisa do Hospital Pascale em Nápoles, Itália, e da Universidade Federico II identificaram uma variante muito rara do coronavírus em um paciente. Nunca havia sido identificado antes no país. Os vírus sofrem mutação constante e Sars-CoV-2 não é exceção, então, como parte do monitoramento permanente de mutações ativadas pelo Ministério da Saúde e confiadas a centros de pesquisa nacionais.

A variante leva o nome científico de B.1.525 e “até agora apenas 32 casos foram identificados na Grã-Bretanha e alguns casos também na Nigéria, Dinamarca e Estados Unidos. Nunca antes na Itália”, informou a Região da Campânia em um comunicado de imprensa. Salienta-se que a nova variante identificada é semelhante à variante inglesa B117 e nota-se que se trata de uma mutação “encontrada nas variantes sul-africana e brasileira”, por isso “possíveis respostas negativas à ação dos anticorpos das vacinas são sendo estudados”, diz a nota.

No momento não se sabe muito sobre a variante, primeiro porque é rara e depois porque foi descoberta recentemente, então sua transmissibilidade e virulência terão que ser verificadas. A região da Campânia anuncia que as investigações de rastreamento de contato foram iniciadas imediatamente para verificar todas as pessoas que entraram em contato com o portador da variante rara.

Os pesquisadores explicam: “A sequência da amostra que nos chegou do Policlínico Federiciano nos deixou desconfiados imediatamente porque não apresentava semelhanças com outras amostras da nossa região. Após uma comparação com o grupo do Departamento de Zoonoses Emergentes do Istituto Superior de Saúde, tivemos a confirmação de que é uma variante descrita até agora em uma centena de casos em alguns países europeus e africanos, mas também nos Estados Unidos. Imediatamente depositamos a sequência no banco de dados internacional GISAID e notificamos as autoridades de saúde. ” A variante não é autóctone, ou seja, não deve ser considerada italiana, pois o portador é um “profissional que retornou de uma viagem à África”, escreve a região da Campânia.

pressmondo®