A polícia suspendeu o protesto em andamento em Berlim contra as medidas anti-Covid por não conformidade com as regras de distanciamento. “A distância mínima de 1,5 metro não é respeitada pela maioria (dos manifestantes) apesar dos repetidos pedidos da polícia, “razão pela qual não há outra possibilidade senão dissolver a manifestação”, disse a polícia em comunicado.

A manifestação, da qual participam pelo menos 18 mil pessoas, foi autorizada depois de uma batalha judicial. Segundo o tweet da polícia, um grande grupo de manifestantes atirou pedras e garrafas nos policiais, que responderam com spray de pimenta. Duas pessoas foram presas.

A Alemanha voltou a superar a média de mil casos diários de coronavírus nas últimas semanas e por isso a Chanceler Angela Merkel tem alertado para a necessidade de seguir as regras para que o país não tenha a necessidade de impor regras mais duras. Os manifestantes exibiram cartazes pedindo a renúncia de Merkel e o fim das medidas para conter a pandemia de coronavírus, com dizeres como “Parem com a loucura do corona”, “Fim da ditadura corona”. Alguns manifestantes também exibiram símbolos da extrema direita alemã ou de teorias da conspiração.

pressmondo®