O Primeiro Ministro Giuseppe Conte disse neste domingo que os cidadãos não passarão as férias na sacada no próximo verão europeu que começa no mês que vem. Em entrevista ao jornal Corriere della Sera, Conte afirmou que a beleza da Itália não vai ficar em quarentena e que as pessoas poderão ir ao mar ou à montanha, mas com regras e cautelas.

A Itália começa hoje a segunda semana de relaxamento do lockdown e na próxima semana reabrem lojas, shoppings, museus e mostras, com regras de distanciamento social e uso de máscara. Hoje o governo anuncia um novo decreto com ajuda financeira às empresas e famílias de 55 bilhões de euros, cerca de 340 bilhões de reais. O decreto também terá diretrizes de investimentos para a retomada das escolas e das universidades a partir do próximo ano letivo, que inicia em setembro.

Disputa jurídica pela reabertura em algumas regiões

Algumas regiões da Itália anteciparam a reabertura de bares, restaurantes, museus e cabeleireiros. É o caso da província autônoma de Bolzano. Mas assim como aconteceu com a Calábria que tentou reabrir mas a justiça proibiu, o governo central espera a mesma decisão para Bolzano. A Região do Vêneto prevê reabertura de bares e restaurantes na próxima segunda-feira, contrariando o decreto nacional que prevê estas atividades a partir de primeiro de junho.

Terremoto em Roma
Epicentro do terremoto foi na cidade de Fonte Nuova, região metropolitana de Roma.

Um terremoto de 3,3 na escala richter sacudiu Roma e arredores no amanhecer desta segunda-feira, 11/05. O epicentro foi a 11 km da capital, mas não chegou a provocar vítimas ou danos graves. Muitas pessoas tomaram um susto por volta das 5h da madrugada, saíram de seus apartamentos e foram para a rua.

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma