Nápoles transformou-se num barril de pólvora na noite passada. Por volta das 23h, em frente à sede da região da Campânia, houve uma revolta contra o anúncio de um novo bloqueio pelo governador Vincenzo De Luca. A manifestação tornou-se violenta imediatamente com arremessos de pedras contra a polícia que respondeu com bombas de gás lacromogênio. Algumas lixeiras foram incendiadas por grupos encapuzados que começaram a atacar os carros da polícia. Há indicativos, segundo às autoridades, de que clãs mafiosos estariam estimulando os protestos devido à suspensão das atividades noturnas e a dificuldade de manter aberto o tráfico de drogas na cidade.

O Ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi di Maio condenou os protestos nas redes sociais postando um vídeo das manifestações violentas:

Centenas de pessoas bloquearam o tráfego de pedestres nos becos do centro histórico em torno da Universidade Oriental. O protesto foi convocado por redes sociais. “Esta noite assistimos a verdadeiros comportamentos criminosos em relação à polícia. Nenhuma condição de desconforto, por mais humanamente compreensível, pode de forma alguma justificar a violência”, afirma o comissário da polícia de Nápoles, Alessandro Giuliano. Uma equipe da Tv SkyTG foi agredida pelos manifestantes.

Imagens: reprodução

pressmondo®