Algumas regiões italianas resolveram antecipar ou adequar algumas medidas previstas para vigorar a partir da próxima segunda-feira em todo o país. É o caso do Vêneto, onde o governador já autorizou a partir de hoje as pessoas a se deslocarem para uma segunda casa para fins de manutenção. Os clientes também poderão comprar comida e bebida em restaurantes e lanchonetes a fim de leva-las para casa. Na Região do Trentino, pais já podem levar os filhos para passear próximo de suas residências e também passa a ser permitido parar para adquirir produtos no trajeto entre a casa e o trabalho.

Transporte Público

Em Milão, a prefeitura promoveu uma série de mudanças no transporte coletivo. Nas paradas de ônibus foram colocados adesivos no chão para identificar exatamente onde as pessoas podem ficar. O mesmo acontece nas plataformas de metrô e dentro dos vagões para cumprir o regulamento de distanciamento social, com restrição no número de passageiros. A grande dúvida agora é como transportar as pessoas com uma redução de até 75% na capacidade do transporte coletivo numa cidade onde o trânsito já é sobrecarregado. O prefeito de Milão, Giuseppe Salla, quer o estímulo ao transporte por meio de bicicletas com incentivos governamentais.

Premier visita Lombardia

O Primeiro Ministro Giuseppe Conte, que recebeu críticas por não liberar várias atividades ainda no mês de maio, visitou nesta segunda-feira pela primeira vez a região da Lombardia. Esteve aqui em Milão e foi também a Bérgamo, a cidade mais afetada pela pandemia. Voltou a dizer que a normalidade ainda não pode ocorrer porque ainda não existem as condições adequadas. Uma das críticas mais contundentes partiu dos donos de bares e restaurantes. Estes estabelecimentos somente poderão voltar a funcionar em primeiro de junho pelo decreto divulgado no último domingo.