A Agência Europeia de Medicamentos recomendou a concessão de uma autorização condicional de comercialização ao remdesivir para o tratamento de COVID-19 em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, com pneumonia e que requerem oxigênio suplementar. O remdesivir é o primeiro medicamento contra o coronavírus a ser autorizado na Europa.

No geral, o estudo mostrou que os pacientes tratados com remdesivir se recuperaram após cerca de 11 dias, em comparação com 15 dias nos pacientes que receberam placebo. Este efeito não foi observado em pacientes com doença leve a moderada: o tempo de recuperação foi de 5 dias para o grupo remdesivir e o grupo placebo.

Para pacientes com doença grave, que constituíam aproximadamente 90% da população estudada, o tempo para recuperação foi de 12 dias no grupo remdesivir e 18 dias no grupo placebo. No entanto, não houve diferença no tempo de recuperação em pacientes que iniciaram o remdesivir quando já estavam em ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea. Dados sobre a proporção de pacientes que morreram até 28 dias após o início do tratamento estão sendo coletados para análise final.

pressmondo®