O Estado de Roraima, no norte do Brasil, possui cerca de 70 mil indígenas de 11 etnias espalhadas por várias regiões. Os indios ocupam 47% da área territorial do Estado. O Governo de Roraima, em conjunto com a coordenação da Operação Acolhida, implementou um método de atendimento humanizado na Área de Proteção e Acolhimento.

Enfermarias foram desenvolvidas com leitos-rede, respeitando a cultura e a tradição dos povos indígenas. Para o governador de Roraima, Antonio Denarium, os indígenas merecem esta atenção especial. “Os pacientes indígenas com COVID-19 que forem internados no Hospital de Campanha poderão optar por ficar nessas enfermarias, para sua melhor comodidade”.

De acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem no país cerca de 896.000 índios. Os povos indígenas são mais vulneráveis às doenças transmissíveis pela cultura do convívio social, pela falta de acesso à saúde e pelo distanciamento dos locais de atendimento. Em muitos casos, doenças contagiosas atingem uma aldeia inteira. Desde 18 de março a FUNAI – Fundação Nacional do Índio suspendeu a entrada de pessoas em terras indígenas, com exceção daquelas que levam às aldeias serviços essenciais relacionados à saúde, alimentação e segurança.

Foto Willian Roth