Um terremoto de magnitude 3,8 na Escala Richter foi registrado hoje em Milão. O Instituto de Geofísica e Vulcanologia da Itália advertiu que o epicentro foi em Trezzano Sul Naviglio, na grande Milão, a cerca de 10km do centro da cidade.

O tremor foi claramente sentido na capital lombarda. O terremoto foi advertido por moradores de cidades vizinhas, como Monza, Bérgamo, Brianza e Caravaggio. Não há registro de vítimas ou danos graves às estruturas até o momento. A Lombardia está situada numa zona de baixa intensidade de terremotos ao contrário de regiões do centro e do sul da Itália.

Foi o terremoto mais forte com epicentro na região milanesa dos últimos 500 anos, segundo constatou Lucia Luzi, chefe da seção de Milão do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (Ingv), entrevistada pelo Jornal Corriere della Sera. Milão está de fato na Zona 3 da classificação sísmica italiana, com algumas áreas na Zona 4, portanto, o risco sísmico da área milanesa é considerado “baixo” e os terremotos são eventos raros.

pressmondo®