Chega de viagens intermináveis no frio e na geada e em condições terríveis para os animais. O Parlamento Europeu apela à melhoria do bem-estar dos animais durante o transporte. Os eurodeputados, reunidos em Plenário em Estrasburgo, adotaram uma série de recomendações a partir de violações repetidas e graves. Em particular, os problemas estão relacionados à superlotação, dispositivos inadequados para beber ou falta de água e alimentos.

Em muitos casos, os veículos utilizados são inadequados, criando condições de viagem insustentáveis, principalmente durante viagens longas, que podem durar dias ou semanas. As recomendações dizem principalmente respeito à duração da viagem até o matadouro, que não deve exceder oito horas. O transporte de animais prenhes deve ser limitado a um máximo de quatro horas durante o último terço da gestação.

Além disso, o transporte de bezerros com menos de quatro semanas de idade não deve ser permitido, exceto no caso de transporte realizado por agricultores em uma distância inferior a 50 km. Os eurodeputados também pedem um sistema de câmeras nos veículos de transporte, especialmente para carga e descarga. As autoridades nacionais devem aprovar planos de viagem para animais apenas se a temperatura prevista para toda a duração da viagem estiver entre 5ºC e 30ºC. Também é solicitado o registro de temperatura, umidade e níveis de amônia nos veículos.

Pressmondo®