Nesta sexta-feira, 14/08, a União Europeia (UE) assinou a compra de 400 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.

“Nós cumprimos nossas promessas. A Comissão Europeia concluiu seu primeiro acordo para comprar 400 milhões de doses da futura vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. Nós estamos empenhados em proteger a saúde dos europeus e de nossos parceiros globais”, escreveu Von der Leyen.

Após comunicar que as conversas com a Johnson & Johnson, outra fabricante, também avançaram, a Comissão apresentou um documento com a “estratégia europeia” para desenvolvimento, produção e distribuição das vacinas contra a covid-19.

“Uma vacina efetiva e segura contra o vírus é nossa melhor aposta para encontrar uma solução permanente contra a pandemia. Tempo é essencial. Cada mês que ganhamos na busca por uma vacina salva vidas, meios de subsistência e bilhões de euros”, afirma a publicação.

Os fabricantes Sanofi e GlaxoSmithKline (GSK) também estão na agenda de negociações e conversas da União Europeia.