A Comissão Europeia vai participar no Covax, a iniciativa da OMS para garantir o acesso à vacina anti-Covid para todos os países do mundo. A presidente Ursula von der Leyen anuncia isso. Primeiro gesto concreto, uma contribuição de 400 milhões de euros em garantias a favor da Covax.

“Até agora arrecadamos quase € 16 bilhões” para uma vacina, lembra ela, “hoje damos um passo adiante. A comissão está pronta para se juntar às instalações da Covax, projetadas para a aquisição de vacinas contra o coronavírus em todo o mundo. Vamos nos juntar aos estados-membros, como uma equipa europeia. Porque uma coisa é clara – conclui – não estaremos seguros até que todos, aqui na Europa ou no mundo, estejam seguros ”.

A OMS pretende criar um fundo para diminuir o preço das vacinas contra o coronavírs para 10 dólares, cerca de 55 reais e garantir o fornecimento aos 90 países mais pobres do mundo. O Brasil, que num primeiro momento questionou a iniciativa, acabou aderindo. Ainda existem dúvidas sobre o papel da Anvisa no processo e se haverá ou não transferência de tecnologia ao país.

pressmondo®