Além de ser 94,5% eficaz, é muito menos sensível a temperaturas, de modo que pode ser armazenada por um mês em uma geladeira normal. A vacina mRNA-1273 contra Covid-19 produzida pela Moderna, a indústria biotecnológica americana de Cambridge, Massachusetts, atingiu o parâmetro de eficácia primário na primeira análise do estudo da Fase 3.

“O estudo – diz uma nota – atendeu aos critérios estatísticos, com uma eficácia da vacina de 94,5%. Durante o estudo, 95 participantes com casos confirmados de Covid-19 foram observados e agora a Moderna pretende apresentar um pedido de autorização de uso de emergência ao FDA dos EUA nas próximas semanas. Espera-se que a autorização seja baseada na análise final de 151 casos e acompanhamento médio de mais de dois meses “

“Este – explica Moderna – é um momento crucial para o desenvolvimento da nossa candidata à vacina contra a Covid-19. Desde o início de janeiro, temos perseguido esse vírus com o intuito de proteger o maior número de pessoas possível no mundo. Sempre soubemos que todos os dias são importantes. Esta análise preliminar positiva de nosso estudo de Fase 3 nos deu a primeira confirmação clínica de que nossa vacina pode prevenir Covid-19, incluindo formas graves “, disse Stéphane Bancel, Administrador Delegado da Moderna “. Além disso, os dados coletados também permitem estender os tempos de armazenamento da vacina.

“Espera-se – diz a nota – que a vacina candidata permaneça estável em temperaturas de refrigeração padrão entre 2 ° e 8 ° C por 30 dias, em comparação com a estimativa anterior de 7 dias; que as condições de transporte e armazenamento a longo prazo temperaturas padrão do freezer de -20 ° C por 6 meses “. Para Moderna, “o mRNA-1273 pode ser distribuído usando a infraestrutura de entrega e armazenamento da vacina amplamente disponível e nenhuma diluição é necessária antes da vacinação.”

“Acreditamos que nossos investimentos em tecnologia de entrega de mRNA e desenvolvimento de processo de fabricação nos permitirão armazenar e enviar nossa vacina candidata Covid-19 em temperaturas comumente encontradas em freezers e refrigeradores farmacêuticos prontamente disponíveis.” , disse Juan Andres, Diretor de Operações Técnicas e Qualidade da Moderna.

“Temos o prazer de apresentar essas condições de estabilidade estendidas para o mRNA-1273 às autoridades para aprovação. A capacidade de armazenar nossa vacina por até 6 meses a -20 ° C, incluindo até 30 dias em condições normais de geladeira após o descongelamento, é um desenvolvimento importante e permitiria uma distribuição mais fácil e maior flexibilidade para facilitar a vacinação em escala maior nos Estados Unidos e outras partes do mundo ”.

Foto: Robert Kneschke

Pressmondo® e agências