Um grupo de virólogos da Sociedade Italiana de Doenças Infectocontagiosas divulgou ontem uma mensagem pública para alertar que, embora o país esteja conseguindo manter o vírus sob controle, os riscos epidemiológicos estão ainda muito presentes. Segundo eles é grave afirmar o contrário e não há sustentação científica para tal.

A mensagem foi divulgada após outros médicos terem afirmado dias atrás que o vírus na Itália teria perdido força, como se já não representasse mais riscos. Na mensagem de ontem, os virólogos reforçam: dizer que os riscos acabaram causa uma desorientação nas pessoas e parte da população pode relaxar os cuidados devido aos números da pandemia estarem sob relativo controle. Ontem foram registrados 187 novos casos e 21 mortos na Itália.

O país tem restabelecido gradualmente as atividades. Aeroportos, restaurantes, bares, piscinas, praias, museus, shoppings, indústrias e o comércio em geral foram reabertos de maneira escalonada a partir de quatro de maio. O Ministério dos Transportes anunciou ontem que o Aeroporto de Linate, em Milão, o quinto mais importante do país com nove milhões de passageiros ao ano, será reaberto no dia 13 de julho. O aeroporto é utilizado principalmente para voos domésticos. O Aeroporto Internacional de Milão- Malpensa, continua com um de seus dois terminais fechados.

Foto: Musei di Venezia

pressmondo®