O Museu do Louvre em Paris, que hospeda o quadro mais famosos do mundo – a Mona Lisa, de Leonardo – reabriu nesta segunda-feira depois de quatro meses fechado por causa da pandemia. A entrada somente é permitida a um número limitado de pessoas, com reservas obrigatórias e uso de máscaras. Cerca de 70% do museu com 30 mil obras estão novamente recebendo visitantes.

O diretor do museu, Jean-Luc Martinez, disse que é muito emocionante ver o local reaberto depois de toda preparação da equipe responsável para dar toda segurança a quem percorre os longos corredores nos seus 45 mil metros quadrados. A maior parte dos visitantes antes da pandemia era proveniente de países de fora da União Europeia, principalmente dos Estados Unidos.

Atualmente, a maior parte destas nações não tem permissão para viagens à França. Os viajantes de dentro do próprio país e de países vizinhos devem ser a maioria nos próximos meses. Ontem cerca de sete mil pessoas visitaram o local. Antes da pandemia, o Museu do Louvre recebia cerca de 50 mil pessoas.

Foto principal de Shvets Anna

pressmondo®